domingo, 14 de fevereiro de 2010


              A Quinta das Lágrimas fica situada em Coimbra, perto do rio Mondego, e foi construída no século XIV. Anteriormente era conhecida como Quinta do Pombal e só adoptou o presente nome a partir do século XVIII.
               Na Quinta existe um palácio que foi construído no século XVIII, mas após a ocorrência dum incêndio foi reconstruído e agora apresenta uma arquitectura do século XIX.



               A Quinta das Lágrimas foi  testemunha do grande amor entre o príncipe D. Pedro e Inês de Castro. Foi na fonte dos amores que Inês de Castro morreu assassinada.
 

              Diz a lenda que foi na Quinta das Lágrimas que D. Inês chorou pela última vez, enquanto era trespassada pelos punhais dos fidalgos, a quem o rei Afonso IV ordenara a sua morte. As lágrimas então derramadas inspiraram Luís de Camões a criar o nome de Fonte das Lágrimas e Fonte dos Amores, e inspiraram muitos outros escritores a consagrar o amor eterno de Pedro e Inês. Diz-se ainda que o sangue de Inês corre naquelas águas, pois elas têm uma tonalidade avermelhada devido a certas algas que lá crescem.


Sem comentários:

Enviar um comentário